5º A e B


A UNESCO, durante o ano de 2010, nos convida a repensar nossas ações em relação à Terra, planeta que vivemos, nossa casa, nosso mundo.
Para isso, o tema BIODIVERSIDADE é o eixo norteador da tão sonhada proteção planetária, para que, no futuro, todos os seres vivos tenham condições de viver nele.
Portanto, é preciso pensar em seres que possam proteger esses elementos naturais, incluindo o HOMEM.
Associando o tema proposto pela UNESCO _BIODIVERSIDADE_ aos conteúdos estudados, mitos e lendas brasileiros,biomas- preservação e sustentabilidade_ regiões brasileiras e suas particularidades - clima, vegetação, relevo _ os alunos do 5º Ano criaram mitos que possam defender esses elementos naturais.

Clique na imagem para ver a animação.

Água-Viva




A minha água-viva protege as águas da Amazônia. Ela recebeu um poder de Deus para ser a defensora das águas.


Isabela e Marianna 5º Ano A


Lagarta Phoenix


A Lagarta Phoenix protege os insetos vulneráveis dos predadores e também protege as florestas de pessoas más. Ela nasceu junto com o mundo. Ela tem o poder de soltar uma fumaça venenosa que é capaz de derreter seus inimigos. A cada 1000 anos ela se transforma em uma borboleta e nasce outra lagarta no lugar da antiga. Alexandre Turquia e Gabriel Castro
Gabriel Castro e Alexandre Turquia - 5º Ano A

 
Lúmela, a protetora das águas



A nossa estrela do mar, Lúmela, chegou nas águas quando a mãe natureza percebeu que os homens estavam caçando os animais marinhos cada vez mais. Então mandou Lúmela para proteger os animais marinhos dos caçadores, com uma luz colorida que os assusta. Ela é amarela com os olhos azuis.

Maria Luiza e Pamela




A carangueja
Era uma vez, uma carangueja laranja (existem vermelhas), possui uma aureola (digno de santo), e asas.


Ela foi escolhida por Deus para zelar pela proteção de todos os mares, lagos e rios.

Assim começou a paz entre todos os seres aquáticos.
Lara Simões e Mariana Victória






Papa –Gosma

É um velho homem viúvo. Quando sua esposa morreu, ele virou um homem frio, egoísta, não gostava de nada e de ninguém. Um dia, ele viajou para uma cidade chamada Vitória.
Quando estava dormindo apareceu um homem mascarado que o castigou com um dom de nunca mais virar homem.
O homem implorou para isso não acontecer, mas isso não foi suficiente para fazê-lo mudar de idéia. E assim virou o Papa-Gosma que joga sua gosma roxa nas pessoas egoístas e que querem fazer mal ao meio ambiente.

Lara e Maria Isabel 5º ano A


AQUÁTICO



Aquático é uma pessoa que se transforma em uma criatura quadrada protegendo as florestas e biomas, liberando um jato d’água, apagando os seus incêndios.

Jean e Heloisa-5°A
Magma





Ele é protetor dos céus e não deixa nada de ruim ficar no ar.
David e Miguel.

O mostro do Mato
 


O monstro do mato foi deixado


há 309 mil anos. Agora

ele assombra todo mundo que faz

queimada no mato, mas ele anda

com um frasco de água para apagar o fogo que o homem faz.

LARISSA NUNES


Olho-vivo



O Olho-vivo é um olho que protege a mata e afugenta caçadores que querem destruí-la,soltando raios de laser pelo seu poderoso olho.
Nascido na mata,gosta de protegê-la, pois é seu habitat natural,onde mora com sua mãe Guaraná.


Mariana Rocha e Isabela Castorino


João Aranha



É uma aranha do tamanho de um elefante que pega os caçadores com sua teia e protege os animais das florestas. Quando um animal grita ele sai correndo para ajudá-lo.
Guilherme




Aranha-Gigante












A Aranha-gigante mora na floresta. Quando sente a presença de caçadores ou lenhadores vai atrás deles e lança sua teia sobre eles, fazendo-os pensar sobre suas atitudes e tornando-os pessoas melhores.


Apesar de sua aparência, a Aranha-gigante é apenas um protetor da mata.


Laura Lisandro e Thiago Zauli.



Joaninha gigante


Ela protege as matas do Brasil e os animais. Vive livre nas matas da Amazônia. Quando ela vê a mata em perigo, solta um poder para ajudá-la.

A Joaninha gigante era uma joaninha qualquer, quando uma vespa a picou e a joaninha morreu.

Depois de alguns anos, ela ressuscitou e recebeu poderes para ajudar as matas do Planeta.Os poderes que ela recebe são os de soltar um raio que faz com que a pessoa que foi atingida não faça uma coisa errada, e, sim, coisas certas.

Márcia e Alice

Arbee


O Arbee era uma pessoa que gostava muito de cuidar do meio ambiente. Depois que ele morreu,deram-lhe um dom mágico: ele pica as pessoas que poluem o meio ambiente , transformando-as em outros Arbee’s , que cuidam do meio ambiente .


Sara e Débora - 5º B


Árvore Protetora



A Árvore Protetora protege as matas brasileiras, impedindo os lenhadores, madeireiros e outros de cortar e derrubar as árvores. Quando vê um lenhador ou um madeireiro entrar nas matas para cortar madeira fica furiosa e solta suas raízes se tornando uma árvore assustadora, colocando para fora os madereiros e lenhadores.

Raquel e Karina 5ºB.



Bolinhas Protetoras






As Bolinhas Protetoras cuidam das águas do mar e protegem todos os animais. Portanto, as águas ficam sempre limpas e os animais protegidos.

Heloisa e Gabriella 5°ano B

Protetor Estrelar

Ele protege o cosmo e os planetas dos meteoros não permitindo que sejam destruídos.
Fernando 5º B

PEGA FOGO

Antes de existir a preservação da Mata Atlântica uma cobra chamada Pega-Fogo era verde e quando se enfurecia ficava vermelha e defendia esse bioma de lenhadores e caçadores, afugentando-os da Mata.
Esse conto aconteceu há muito tempo.Quando o homem começou a maltratar a Mata Atlântica, não tinha como detê-lo. Porém, o meio ambiente convocou uma reunião entre os biomas e tiveram uma ideia: inventaram uma cobra que defendia a Mata Atlântica afugentando os caçadores e lenhadores. Assim surgiu a Pega-Fogo

Bernardo e João Victor 5º ano A





Ele protege a natureza e os animais que vivem nela impedindo que os caçadores capturem os animais. Ele foi criado da neve e quase ninguém sabe que ele existe.


A bola - cola - lola




A bola- cola – lola é um animal extremamente gracioso vive em lugares secos e úmidos, raramente é encontrada de dia. Ela protege as árvores, rios e lagos e com sua luz guia as crianças perdidas.
Mora em uma cachoeira cor de rosa tem um boto laranja e anda com ele para todo lado. Está sempre sorridente, mas cuidado se você a encontrar não demonstre medo, pois ela fica com muita raiva e ataca todos a sua vista.

Raissa e Rianne


A LOIRA-DO-PANTANAL

A Loira - do - pantanal tem um raio de estimação que a ajuda a não deixar caçadores destruírem o Pantanal. Ela mora em cima de um pequizeiro e o seu raio mora em um buraco na terra.

Adora comer pequi e seu raio adora comer energia elétrica para se sentir forte e poderoso.

Certo dia ela avistou dois caçadores ali perto e chamou seu raio para dar uma lição neles. Os caçadores ficaram tão assustados que nenhum caçador, nunca mais, voltou ao pantanal.

Laura Nader e Ana Paula Cerqueira-5• A



AKIRA TORYAMA

O Akira Toryama é um mito que seu dever é hipnotizar as pessoas para fazer o bem para a natureza.O seu poder vem do cabelo,mas ninguém sabe o porquê disso. Esse poder dados às pessoas por ele,é temporário.

Anael e Arthur



NATURAL



Ele protege os animais e a natureza de caçadores e lenhadores maus que a destroem e capturam os animas.
Lucas e Igor


ZE BOLA



O ZE bola ajuda a proteger a natureza e é muito gentil com os animais e pessoas , não deixa desmatar nem poluir o meio ambiente. Ele educa as pessoas sem violência e mostra pra todos a importância da preservação .

Marcos e Vinícius Antunes


Nobilion

Nobilion é o guerreiro das árvores. Ele protege as plantas e árvores de lenhadores.





ZE INSETO



ELE PROTEGE OS INSETOS DA MATA, TAMBÉM PROTEGE OS SERES HUMANOS, ANIMAIS E QUEM TENTAR CORTAR ARVORES OU COLOCAR FOGO NA MATA. O INSETO IRA PEGA - LO E COLOCAR UM TIPO DE VENENO, QUE TRANSFORMA A PESSOA EM UM INSETO. QUEM DESRESPEITAR O MEIO AMBIENTE VAI SE DAR MAU!!!!!!!

Giuliano e Vinicius




Akira Toryama





O Akira Toryama é um mito que seu dever é hipnotizar as pessoas para fazer o bem para a natureza.O seu poder vem do cabelo,mas ninguém sabe o porquê disso.


Esse poder dados às pessoas por ele,é temporário.

Anael e Arthur



Baby

Baby é uma garota inteligente,que gosta de defender a biodiversidade brasileira.
Ela defende a Mata Atlântica, o  Cerrado, o   Pantanal, a Caatinga e a Zona da Mata.
Ela ensina as pessoas a preservar o meio ambiente e cuidar dos animais.

Maria Eduarda e Mônica


Zé Lagarto


O Zé lagarto protege a natureza e os animais que vivem nela. Ele não deixa os homens maltratar os animais, deixando-os livres. Ele ajuda a todos lançando fogo pela boca, assustando e queimando quem está desrespeitando o meio ambiente. Também tem poderes que transformam as pessoas em pedra.
Fernando e Gabriel

Bukaleka
Bukaleka foi morto por defender a floresta e jurou matar todos que desmatarem a floresta ou tentar destruí-la.
Autor Vitor Duarte


Os corações protetores
Os corações protetores protegem a natureza do mal. O coração rosa protege os animais da morte, o coração roxo protege as plantas e o coração azul cuida da água.
Autoras:Larissa Faria e Carolina

Dragster



Dragster é um dragão que solta fogo, destroi as queimadas e gases que poluem a natureza e espanta os caçadores.


Lucas Morandi e João Vitor



Saci de duas pernas

O Saci de duas pernas protege os animais existentes nas cidades contra as pessoas que querem machucar seus animais domésticos, não querem levá-los  ao veterinário, entre outras maldades .

Flávio e Luís Augusto


Lesma Gigante



A lesma gigante era um homem que não respeitava as leis da floresta.

Um dia uma lesma grudou em seu pescoço, sem ele ver e o transformou em uma lesma gigante. Essa lesma tem aproximadamente15 metros.

Desde então ele protege a floresta de queimadas e cortes ilegais de árvores.

João Victor França e Vinícios-5º B